quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Equilíbrio Químico

Todas as reações químicas tendem a alcançar um equilíbrio, se houver uma proporção entre seus reagentes, formando o produto. Essa proporção é chamado de equilíbrio químico.

Por exemplo, quando vamos fazer café devemos colocar a quantia certa dos reagentes(água,açúcar e pó) se colocarmos um dos reagentes a mais, como o açúcar, o café ficará doce, então dizemos que não houve equilíbrio químico.

No início da reação, tem-se apenas reagentes, a quantia de produtos é zero, quando a reação se inicia, a velocidade da reação direta é máxima pois a concentração de reagentes também é máxima. Com o passar do tempo a concentração de reagentes vai diminuindo e a velocidade se tornando menor devido ao menor número de choques efetivos. Os produtos vão sendo formados, se inicia a reação inversa ou seja, quando os reagentes reagem entre si, formando o produto é a reação direta, depois de certo tempo os produtos formados reagem entre si recompondo os reagentes é a reação inversa.

A medida que a quantidade de produtos aumenta a velocidade da reação inversa também vai aumentar, até chegar a um momento em que a velocidade da reação direta e inversa se igualam. O equilíbrio químico é atingido.


------------------------------------------------------------------------------------------------

Josiene Soares e Eliane dos Santos



2 comentários:

Patricia disse...

Josi gostei do seu assunto!

Lis Bossini. disse...

Ola, não estou conseguindo responder essa questão: O QUE CARACTERIZA O ESTADO DE EQUILÍBRIO DE UM SITEMA?
Obrigado pela atenção se possivel me responda hoje, por favor é um trabalho e preciso entregar amanha.. OBRIGADA.